Da história "Dom Casmurro", contada por Bento Santiago pode-se dizer que há mais o ciúme que o adultério. Por que a questão central não é o adultério? Porque não sabemos (nem saberemos) se Capitu o traiu. Machado escreve o romance com total ambiguidade, dando sinais de que de fato a mulher poderia ter traído o marido, mas este, contando sua própria história e sendo tão frágil, também pode ser um psicótico. Esse romance é o resultado de um exercício de escrita fabuloso, pois até hoje discute-se a força dos argumentos do narrador de "Dom Casmurro".
E você o que viu no livro?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu ví que no conto Dom Casmurro, Bentinho tinha tanto ciúme de Capitu que as vezes chagava a passar mal...
ResponderExcluirQuem sabe ele não era mesmo um piscótico...
Eu acho que Escobar poderia até ter alguma intenção com Capitu, e esta começava a se entregar a seus encantos, porém Escobar morreu.
ResponderExcluirIsso explica o porque das visitas excessivas de Escobar à Capitu e o porque do "desespero" dela por causa da morte do mesmo.
Bentinho estava tão obcecado pelo ciúme que viu Escobar em seu filho, entretanto não era Escobar que ele vira, mas sim a própria Capitu.
Então não se pode dizer que ela o traiu, porque não se tem fatos que comprovem isto, uma vez que o narrador é Bentinho e Escobar era seu amigo fiel, e, Capitu era apaixonada por Bentinho.
Na minha opinião, por ser,Capitu,personagem de enorme beleza e de sensualidade,de fato, por ter despertado interesses de Escobar,houve sim adultério, mesmo que o mesmo tenha morrido, isso não limita a idéia de um suposto envolvimento antes de sua morte.
ResponderExcluirFaz sentido Diones, mas só que você não pode desconsiderar a ideia de que o próprio bentinho se sentiu atraído pela esposa de seu melhor amigo Escobar, na varanda da casa do casal...
ResponderExcluirE o pior de tudo jugou isso ser presuposto para um possível adultério de Capitu com o marido de Sancha... "Nada a ver bentinho..."
Ninguém até hoje foi capaz de provar a suposta traição. Por isso penso que é apenas a suposição muito forte de Bentinho e ele tanto se fixou no seu pensar que parece ter havido a traição, porém apenas na sua personalidade. Pra mim ela não traiu, até alguém dizer-me a frase fatídica do livro que dê a prova sem deixar qualquer dúvida no ar.
ResponderExcluirEla não o traiu. Ele era influenciado por sua criação extremamente beatífica e também por uma certa baixa auto-estima, já que Capitu era uma mulher muito sensual e o Bentinho não era um homem muito bonito, no fundo ele achava que ela era muita areia para o caminhãozinho dele e que por isso o traia, mas ela não o traia.
ResponderExcluirEu acho que Capitu não traiu Bentinho.
ResponderExcluirComo é o Bentinho q conta a história, Capitu não tem direito de se defender. Ele apresenta fatos de seu ponto de vista ciumento, e assim, ele pode acabar tendo: distorcido os fatos, inventado coisas...aumentado...enfim, visto o que não existe.
Eu imagino q não houve traição e sim um delírio de bentinho que tomado pelo ciúme obsessivo que ele nutria por capitu fantasiou um adultério, imaginando o filho semelhante ao amigo em gestos e feições.
Ela não traiu Bentinho ele que era muito obcessivo e inseguro defido a proteção q a mãe dele lhe deu a vida toda, ele sempre pensou q era o único na vida da Capitu e qd descobriu uma pessoa (Escobar) que até mesmo ele admirava, pronto! A casa caiu... E um simples ato de tristeza da esposa pareceu uma grande prova, mas ela apenas estava triste, era uma pessoa carinhosa e sensível. O fato do filho dele parecer o amigo também era coisa psicológica, afinal a mente é poderosa!
ResponderExcluirTambém acho Janete que Capitu não podê se defender já que a histótria foi contada pelo Bentinho...
ResponderExcluirMas saiba que existe a versão da Capitolina no livro "Capitu" Escrito conjuntamente por Paulo Emílio Sales Gomes e Lygia Fagundes Telles em 1967...
Eu li, leia você também...
Para min Capitu traiu Bentinho sim...
ResponderExcluirVocês que ficam ai falando que ela não traiu, será que conseguem me explicar o fato de Capitu ter ficado nevorssísima quando bentinho disse que Ezequiel tinha o andar de Escobar e que gostava de imitar as pessoas???
Quem não deve não teme, não é Capitu?
Isso é o que eu acho...
Na minha opinião, Capitu pode realmente ter traído Bentinho, pois ela possuía uma grande capacidade de mudar de fisionomia e fingir, fato que também foi constatado por José Dias, que dizia que Capitolina tinha "olhos de cigana oblíqua e dissimulada."
ResponderExcluir